“A Vida é Longa, Mas o Tempo é Curto”

(Pergunta) Gaia costuma dizer que “a vida é longa, mas o tempo é curto”, mas o que isso realmente significa? É uma metáfora para não desperdice sua vida ou não se preocupe com as pequenas coisas? Se o tempo realmente é curto, quanto tempo temos? E ouso perguntar, e então?

(Resposta) É tanto uma metáfora quanto um aviso. Já se passaram mais de vinte anos desde que a ouvi pela primeira vez. Lembro-me de pensar que soava lírico, mas não levei a sério. Achei estranho aquele jeito de Gaia que a maioria de nós reconhece. Quando ouço agora, soa como: “Esteja atento ao que importa, isso não é um ensaio”. Assim como você, estou ouvindo, aprendendo e fazendo perguntas. Estou sorrindo para estranhos, agradecendo ao meu barista e devolvendo os livros da biblioteca a tempo.

A vida é longa, é uma bela maneira de dizer que a vida é infinita, sempre evoluindo sem começo ou fim. Também descreve como nos sentimos em relação à vida em nossos anos mais jovens, quando parece que há uma vida inteira de escolhas e experiências à nossa frente. O tempo é curto, é um indicador de quão rápido o tempo passa. O tempo não oferece tantas opções nem pede nossa aprovação. Ela marcha em direção a um fim finito. E então as coisas ficam estranhas, porque em algum momento o tempo parece irrelevante e a vida parece muito esticada. Acho que ela está nos dizendo para não esperar até o final para descobrir.

A maioria das pessoas que conheço, inclusive eu, gostaria de saber o que está próximo e o que vem a seguir. Outra versão deste lugar ou desta vida? Algo completamente diferente? Principalmente, acho que queremos saber que nossa vida tem significado e importa para alguém além de nós. Claro que sim, mas nem sempre sabemos ou sentimos. Isso pode acontecer mais tarde, quando começamos a experimentar as coisas como elas são, em vez de como as imaginamos, ou como os outros nos dizem que são.

Agora que estamos entre mundos, experimentando a morte de um e o nascimento de outro, o sentido da vida e a passagem do tempo têm uma nova urgência. Eu tenho relido algumas das mensagens anteriores de Gaia com uma perspectiva diferente, procurando por pistas que eu possa ter perdido.

Eu tenho colocado meus negócios em ordem, como eles costumavam dizer. Tenho dado objetos adoráveis ​​que colecionei ao longo dos anos para novos cuidadores que manifestam interesse por eles. Enviei caixas de álbuns de fotos para outros membros da família. Não estou fazendo isso porque acredito que o fim está próximo, muito pelo contrário. Estou sentindo os primeiros indícios de um novo começo. Daqui para frente gostaria de me sentir mais leve, menos sobrecarregada pelo excesso ou pelo passado. Estou abrindo espaço para o novo.

Quanto tempo nós temos? Pelo que entendi, temos menos de quarenta anos para resolver nossas questões para que a vida continue como conhecemos. Talvez menos. Somos uma civilização de seres humanos que têm mais em comum do que admitimos. O tempo realmente é curto e há muito o que fazer em um curto período. Se não conseguirmos isso agora, mais mil anos não farão diferença.

Em meados da década e mais tarde os desafios serão maiores, pessoalmente e globalmente. Precisamos evoluir rapidamente agora e a Terra também. Não somos culpados por tudo o que está acontecendo, mas muitas de nossas decisões foram erradas. Estamos vivendo em um mundo distorcido e correções são necessárias. Não por coincidência, a Terra está passando por uma transformação cíclica que afetará a todos nós. A verdade é que realmente estamos nisso juntos.

E agora? Ainda não posso responder, mas não estamos sozinhos em querer um mundo melhor do que este para nós e para as gerações futuras. Há ajuda ao nosso redor e me sinto esperançoso. É bom levar a sério os avisos, pois o coração é um dispositivo de escuta incrível, entre outras coisas. Meu coração me diz que ainda temos tempo para engajar nossos esforços, nos adaptar a novas situações, explorar novas ideias, lembrar e restaurar a orientação interior e dar passos significativos em direção a um futuro benéfico e inclusivo.

Pepper Lewis — Fonte: https://eraoflight.com/


Fonte:
Trabalhadores da Luz
Ver Artigo Original