Como Limpar as Mágoas
Fera Ferida
O Que É?
Ih… Magoei…
Mágoa é um sentimento humano. Qualquer pessoa encarnada como humano já sentiu isto. Todos nós já nos sentimos como uma fera ferida. Enganados, feridos, decepcionados. Sofremos com as perdas. É uma dor no peito que dá. Como lidar com as mágoas? Como limpar as mágoas? Não é um aprendizado nada fácil.
A mágoa é um sentimento tão comum para a humanidade que a maioria das músicas são sobre perdas amorosas.
“Quando você foi embora fez-se noite em meu viver. Forte sou mas não tem jeito, hoje eu tenho que chorar. Minha casa não é minha e nem é meu este lugar. Estou só e não resisto muito tenho pra falar. Solto a voz nas estradas já não quero parar… Meu caminho é de pedra como posso sonhar. Sonho feito de brisa vento vem terminar. Vou fechar o meu pranto vou querer me matar. Vou seguindo pela vida me esquecendo de você. Eu não quero mais a morte tenho muito que viver. Vou querer amar de novo e se não der não vou sofrer…”
Algumas vezes a dor é tanta que algumas pessoas pensam em suicídio ou até se matam. E algumas vezes este suicídio é inconsciente. Os vícios, a bebida, as atitudes destrutivas.
Travessia
Depois disto, o coração renasce como uma Fênix que virou um pássaro de cinzas.
A palavra mágoa pelo dicionário vem do latim “macula” que significa amargura, tristeza, pesar. Mácula é uma mancha escura. É como se fosse uma mancha escura no coração, no chacra cardíaco.
Pela sonoridade, entende-se a palavra mágoa como “má água”. É como se a memória da nossa água ficasse suja por sentimentos ruins.
A mágoa vem do sentimento de rejeição. Toda rejeição gera em conjunto ressentimento (mágoa) e remorso (culpa). A rejeição é resultado da separação do outro, da decepção com algo ou alguém.
O Jogo da Separação
A primeira separação que sofremos é a separação do todo, da energia primordial, quando nos tornamos indivíduos. Somos todos um – porém ao nos separarmos para obtermos mais consciência e aprendermos mais, podemos adquirir esta primeira rejeição ou mágoa.
Ainda dentro do útero, alguns pais rejeitam a criança por não ser uma gravidez desejada, o sexo desejado por diversos motivos.
Outra separação que sofremos é a da nossa mãe que nos gerou. Já somos indivíduos, porém há ligações energéticas entre mãe e filho e ligações físicas mesmo, pela placenta e cordão umbilical.
Quando um bebê começa a engatinhar e a andar sozinho, vai ficando cada vez mais separado dos pais.
Quando uma criança vai para a escola pela primeira vez, é outra separação. Tanto que algumas crianças choram muito no primeiro dia de aula por não quererem se separar dos pais.
Depois, criamos conexões afetivas com pessoas fora da nossa família, com amigos e colegas na escola.
A partir daí, no desenvolvimento das amizades e nos relacionamentos amorosos, aprendemos a conhecer, a nos reconhecer nos outros ou a nos decepcionarmos, a perdermos o outro. Não é um aprendizado fácil.
Expectativas e Preconceitos
E dependendo do que ouvimos e captamos de sentimentos no meio em que vivemos, podemos cair no jogo da dualidade e adquirirmos preconceitos por não compreendermos o que é diferente de nós. Preconceito é um pré-conceito, um conceito que fazemos antes mesmo de conhecermos a pessoa. Criamos o medo do outro, do que é diferente de nós. Este medo pode virar antipatia e até ódio.
Criamos expectativas quanto aos outros, quanto ao que o outro deveria fazer para nos satisfazer, como o outro deveria ser, por esquecermos que o outro tem propósitos divinos, carmas e desejos diferentes de nós. Todas estas criações são ilusões criadas por nós em relação ao outro. É como no fundo quiséssemos voltar ao todo, como se o outro fosse parte de nós porém como nós nos entendemos. Até as situações nós queremos que elas sejam como nós concebemos que sejam.
Pergunte-se, o que você espera do outro?
A carência, o apego, a dependência são veículos destas ilusões.
O perfeccionismo pode criar ilusões também e neste caso, a pessoa perfeccionista sofre muito porque nada vai satisfazer um perfeccionista já que não existe perfeição no mundo.
A idolatria também cria ilusões. Esperar que o outro preencha todas as suas necessidades é algo muito perigoso.
Decepção, Frustração e Mortificação
Depois de criarmos expectativas, nos decepcionamos com o outro. Sentimos isto como se fosse uma perda.
No caso de perdas amorosas de relacionamentos, muitas vezes é difícil manter a mesma amizade de sempre e é como se a pessoa se distanciasse mesmo, por vezes até como se sumisse das nossas vidas, como se sofresse uma “mortificação” em vida. Como Amy Winehouse diz, “Eu morri uma centena de vezes”.
Back to Black
Por ser uma mortificação, as pessoas se comportam como se estivessem de luto. Vestem-se de preto. Deprimem-se.
Black – Pearl Jam
O choro nestas horas serve para limpar as substâncias ruins que foram geradas por este sentimento de perda. É como se nos limpássemos da má água. Veja aqui a composição das lágrimas em “Microfotos Incríveis das Lágrimas e as Emoções!“.
Este luto pode durar muito ou pouco tempo, dependendo da gravidade da situação.
“E o meu jardim da vida ressecou, morreu, do pé que brotou Maria nem Margarida nasceu…”
Flor de Lis
O chacra cardíaco no caso das mágoas é visto pelos médiuns como escurecido.
A mágoa é como obstrução ao fluxo das energias positivas da vida. Isto bloqueia todo o crescimento espiritual. É causa de doenças, inclusive de câncer.
Uma pessoa pode atrair situações de conflito com determinadas pessoas das quais guarda mágoa e isto pode impedir até que ela consiga marcar eventos em datas que não criem conflitos, pode fazer com que a pessoa evite certos lugares que poderiam proporcionar encontros construtivos.
“As águas só desaguam para o mar. Meus olhos vivem cheios d´água. Chorando molhando meu rosto, de tanto desgosto, me causando mágoas…”
King Of Pain
“Existe um ponto escuro pequeno no sol hoje. (É a minha alma lá em cima). É o mesmo antigo de ontem. Existe um chapéu preto preso no topo de uma árvore alta (É a minha alma lá em cima)…”
A sensação é que a alma está escura, suja de alguma forma.
As Reações do Corpo
A mágoa pode ser um mecanismo de defesa para situações abusivas. Geralmente o que as pessoas fazem neste caso é se afastarem de quem está fazendo mal.
Sutilmente (Skank)
“E quando eu estiver louco subitamente se afaste. Quando eu estiver bobo sutilmente disfarce. Quando eu estiver morto suplico que não me mate não dentro de ti.”
É uma maneira da pessoas se recompor do abuso. Para aprender a se cuidar e a não deixar vampiros energéticos sugarem as suas energias.
Algumas pessoas após decepções amorosas procuram esquecer até passar a dor da perda. Alguns bebem. Outros procuram se divertir ou procuram por prazer. Outros resolvem sumir.
Diz Que Fui Por Aí (Zé Keti)
“Se alguém perguntar por mim, diz que fui por aí, levando o violão debaixo do braço. Em qualquer esquina eu paro, em qualquer botequim eu entro. Se houver motivo é mais um samba que eu faço. Se quiserem saber se eu volto diga que sim, mas só depois que a saudade se afastar de mim…”
Outros compõem músicas e poemas, escrevem livros e peças, filmes. É assim que nascem muitas obras artísticas e é por isto que uma boa parte das músicas são sobre mágoas e perdas.
Um grande problema é quando a mágoa se torna raiva e ódio e incita até desejos de vingança. Neste caso entra muito o orgulho e o achar que o outro é o responsável por tudo o que foi gerado. Uma parte da culpa é da própria pessoa e a outra parte do outro. Além disso, se a pessoa resolve por em prática a vingança, aí sim é que gera mais culpa ainda.
You Oughta Know
“Eu estou aqui para te lembrar de toda a bagunça que você deixou quando você foi embora. Não é justo me negar e a cruz que carrego que você me deu…”
Assim o chacra solar também adoece quando a raiva e o ódio, o desejo de vingança surgem. Isto não deixa de ser um sentimento de vitimização.
Quando esta raiva é guardada, vira rancor. Uma outra face desta raiva é a indiferença.
Outras pessoas chegam a cometer suicídio. Muitas vezes o suicídio é inconsciente, como se meter com drogas e até adoecer.
O câncer de mama por exemplo é uma culpa, mágoa e rejeição muito grandes pela sexualidade feminina. Existe o fator hormonal e os receptores? Sim, mas já vi pessoas desenvolverem o câncer de mama por conta de grande culpa e rejeição do seu sagrado feminino. Os seios são uma expressão do sagrado feminino.
A dor lombar é o reflexo de relacionamento que envolve amor e ódio juntos, situações de rejeição e mágoas.
A depressão pode ser um reflexo de mágoa profunda.
Uma reflexão quanto a esta dificuldade de deixar o outro seguir seu rumo é o apego criado. Assim o chacra coronário adoece também.
As mágoas quando não curadas podem ser multiplicadas principalmente se passadas de geração em geração na forma de preconceitos e ódios de todos os tipos. Mágoas não curadas atraem sempre mais situações de rejeição e ressentimento. Logo, percebe-se que a separação primordial tende a criar mais separação se o aprendizado não for concluído.
As mágoas, se resultantes de abandono, rejeição, negligência quando criança, pode resultar em crenças de vitimização.
A Via de Mão Dupla
As mágoas geralmente são geradas dos dois lados. Quem é rejeitado se sente culpado por ter raiva de quem rejeitou e acaba sentindo remorso. Quem rejeita sente-se culpado por rejeitar e pode até ter sentido raiva antes.
Agora Eu Sei
“É preciso jogar os sonhos fora e preparar o próprio funeral. Qualquer dos dois que vá embora pros dois o luto é igual…”
Como Limpar as Mágoas
Por que se curar das mágoas?
Algumas pessoas se sentem tão magoadas que não querem nem curar as mágoas. Outras pensam que a raiva é um motor na vida delas e o que as faz viver.
No entanto, as mágoas e a raiva são bloqueios de energia dentro do corpo e do espírito e isto influi em tudo, na felicidade amorosa, na prosperidade, na saúde. Só conseguimos a verdadeira prosperidade nos conectando com a Consciência Crística, da caridade e do perdão (que é uma forma de caridade).
O gasto energético que uma pessoa tem com mágoas (ressentimento), rejeição, remorso (culpa), raiva é imenso. Isto é causa até de baixa energética e consequente fadiga e também baixa imunidade por falta de energia do corpo para conseguir se manter em equilíbrio e não deixar a doença tomar conta.
Muitas vezes, quem está magoado é que sofre e o outro nem percebe que magoou. Portanto, se você guarda mágoas, pode ser que quem está sofrendo é você e não o outro.
A mágoa (ressentimento), o remorso (culpa) e a rejeição podem atrair mais situações que gerem tudo isto se a pessoa vibrar no medo de novamente sentir rejeição. Isto pode gerar um ciclo que se não for quebrado, leva a pessoa a situações cada vez mais complicadas.
Pode ser que a pessoa atraia sempre relacionamentos que resultem em rejeição no final por focar no medo de rejeição e de mágoas. Isto pode estar bloqueando que a pessoa encontre um parceiro duradouro.
O Aprendizado da Mágoa
Tudo neste mundo existe para aprendermos algo. Estou colocando aqui o aprendizado da mágoa e da perda, porém não das perdas por morte. São perdas em relacionamentos de amizade e amorosos. Para buscar mais compreensão sobre perdas por morte, ao menos sugestões, vá para “Como Lidar Com o Luto“.
Lembre-se que foi você que pediu para aprender todas estas coisas, mesmo que tenha sido um acordo feito ao reencarnar.
Lembre-se de que tudo o que vem para você, foi semeado em algum momento. Pode não ter sido nesta vida, mas em outra e sempre o que vem está aqui para você aprender algo. Quem garante que em outra vida você também não magoou outras pessoas da mesma forma?
A primeira pergunta é por que o outro te provoca tanto medo?
Pode ser que o outro tenha te magoado por te provocar algum dano, por drenar sua energia de alguma forma. Assim o afastamento serve para você se recompor. Se a pessoa continua a drenar sua energia, talvez seja melhor continuar longe, porém sem transformar esta mágoa em raiva. Pode conviver, mas não ficar tão perto quanto antes. Esta pessoa pode ter surgido na sua vida para você aprender a dizer não.
Será que este medo é gerado por algum preconceito? Alguém te colocou na cabeça que o outro é ruim? Ou vai tomar algo que é seu?
Por que o outro te irrita tanto?
Esta é uma técnica do espelho. Se algo te irrita é porque não está bem resolvido dentro de você. Muitas vezes o que alguém aponta no outro é o que ele mesmo tem dentro que é deficiente.
O perfeccionista então faz uma imagem do outro que é completamente fora da realidade. Não dá para cobrar a perfeição do outro.
Estou colocando aqui não as perdas por morte, mas as perdas de relacionamentos amorosos ou de amizade.
Se acabou um relacionamento, será que não existe alguém melhor do que ele ou ela? Isso sempre ocorre. Se não está ocorrendo, é porque você está criando alguma imagem ilusória que não deixa você enxergar a realidade.
Muita gente por status na sociedade acha que tem que estar acompanhado para ser bem visto. E outros não suportam estar sozinhos e enxergarem dentro de si mesmos, ver seus próprios defeitos, encarar suas próprias falhas. Isto é um aprendizado. Aprenda a ficar sozinho para saber quem você é de fato e aprenda a se sentir inteiro.
Este pode ser um aprendizado para você aprender a ser mais independente. Pode ser um aprendizado de se cuidar. Pode ser que você tenha de aprender a ser feliz sozinho.
Quanto melhor você estiver, menos você sentirá a dor da perda e da mágoa. É por isto que você precisa se recompor e aprender a se cuidar.
Esta situação atrai situações de rejeição, pessoas abusivas entre outros tipos de relacionamentos complicados.
É preciso lembrar que os pais não são perfeitos e portanto cometem erros.
A oração do Pai Nosso está aí para nos lembrar todos os dias mesmo que inconscientemente que devemos perdoar as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Ou seja, Jesus já sinalizou que as mágoas ocorrem dos dois lados.