Aprenda a Lidar Com a Raiva e Viva Melhor

Sentir raiva excessiva e de forma constante pode trazer diversos males ao indivíduo ao longo do tempo. Podem surgir problemas como cansaço físico excessivo, falta de memória e problemas gastrointestinais.

Todos nós sentimos raiva em determinado momento de nossa vida. Mas, saiba que a raiva é um dos piores sentimentos, pois, além de contaminar a alma, ela também machuca outras pessoas. Ela é capaz de nos cegar a ponto de tomarmos decisões, geralmente pouco inteligentes, por impulso.

A raiva descontrolada pode indicar diversos problemas mais graves, como a falta de controle de temperamento ou distúrbios mentais. É importante controlar suas emoções e se acalmar, para seu bem e para o bem daqueles ao seu redor. Uma pessoa pode perder muito com o comportamento exagerado de raiva, pode perder casamento, amigo, emprego, etc. Na verdade ninguém quer conviver ao lado de outro se este se apresentar como uma ameaça constante.

A melhor forma de controlar a raiva é não esperar até que algo o tire do sério, ou seja para o momento da raiva, para fazer alguma coisa. Contar até dez, respirar fundo, tudo isso são formas de distração, são tentativas para mudar o foco, mas não funcionam quando a pessoa tem um temperamento mais “esquentadinho” pois ninguém de cabeça quente lembra de contar nem respirar.

Veja abaixo quais medidas podem ser tomadas para controlar a raiva:

Contar até 10
Pessoas irritadas ficam altamente excitadas e acabam dizendo coisas que mais tarde vão se arrepender. Ao contar lentamente, a sua pressão arterial e cardíaca têm a chance de voltar ao normal, diminuindo a excitação.

Respire profundamente
Respirar de forma profunda é uma boa maneira de acalmar-se, já que respirações lentas vão abrandar o ritmo cardíaco. De acordo com a Sociedade Americana e Psicologia, o ideal é fazer respirações por meio do diafragma, e não aquelas pequenas somente que enchem o peito com pouco ar. Ouvir música calma e praticar exercícios de relaxamento muscular também podem ajudar.

Reflita sobre a pessoa que lhe causou raiva
Quando levamos em consideração que cada um tem personalidade própria, pensa e age diferente de nós, então somos capazes de ser mais tolerantes.
Reflita sobre o amor incondicional que devemos ter pelas pessoas e sempre procure esclarecer os fatos para evitar qualquer mal-entendido.

Saiba repeitar opiniões contrárias
Estamos vivendo uma fase muito delicada: as pessoas estão cada vez mais intolerantes e incapazes de ouvir argumentos diferentes do que acreditam. Frequentemente amigos se excluem em redes sociais e este é o retrato de uma sociedade imatura. Devemos entender que quem pensa diferente nem sempre é o nosso inimigo ou um opressor.
A dica é fugir de brigas ou assuntos que você não é capaz de debater saudavelmente.

Tenha amor incondicional
Há quem vive chegando atrasado, quem nunca sorri, quem é sensível demais ou quem sempre está de mau humor. Essas características tendem a nos irritar, mas devemos trabalhar nossa mente para que não entremos em conflitos que só nos farão mal. As limitações dos outros não devem afetar nossa saúde e bem-estar.
Quando você passar por alguma experiência ruim, procure pensar no valor que aquela pessoa tem e a ame independentemente das falhas.

Evite conflitos
Muitas vezes nós mesmos procuramos o confronto com ações agressivas. Seja no trabalho, seja em casa, seja em qualquer outro lugar. Qual o resultado disso? Quase sempre, muito desgaste emocional e um desperdício de tempo.
Se você não gosta de como algumas pessoas trabalham, se conhece alguém que só critica você, evite o conflito. Antecipe-se e evite situações que só vão lhe trazer aborrecimentos.

Dialogue
Com diálogo sincero e o coração aberto, nós podemos criar pontes entre as pessoas – não há nada mais saudável do que isso. Procure dizer o que pensa e tome cuidado com as palavras e o tom de voz que usa.
Se você não consegue se expressar bem falando, escreva uma mensagem, mas não deixe de dizer o que incomoda, pois isso ajuda a resolver problemas e evita mal-entendidos.

Faça uma oração
Pesquisadores mostram que se a pessoa conseguir rezar pelo outro que a deixou com raiva, acaba conseguindo abrandar um sentimento ruim. A oração faz com que você dissipe seus pensamentos negativos. Se você não gosta de rezar, tente gastar alguns minutos pensando de forma sensata sobre aquilo que lhe deixou com ódio.

O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.


Fonte:
Portal Angels
Ver Artigo Original