Quase todos nós temos de lidar com a perda de um ente querido, de um amigo (a) de um namorado (a) ou de um bichinho de estimação.
Coloquei aqui “Como Lidar Com o Luto” porque acho difícil alguém se curar completamente deste processo de perda, acho que dá para amenizar a dor, porém curar completamente não é nada fácil. Se mágoas algumas vezes são muito difíceis de serem curadas, imagine as perdas por morte.
“Oh, onde, onde pode estar o meu amor? O Senhor a levou de mim. Ela foi para o céu, então eu preciso ser bom, para eu poder vê-la quando deixar este mundo.” (Pearl Jam).
Perdas por morte tem vários aspectos a serem cuidados.
A Proximidade
O primeiro é o grau de intimidade e de ligação emocional que a pessoa tinha com quem partiu. As perdas mais difíceis são dos pais e a mais difícil a dos filhos, principalmente os crescidos.
Um processo muito doloroso também é ver os entes queridos adoecerem, sofrerem e vegetarem.
Perder os pais ou vê-los adoecer dói muito porque são aqueles que nos amaram de maneira mais desprendida mesmo que de forma imperfeita. É claro que alguns não tiveram isto, mas algumas vezes tem outros entes queridos que substituem os pais neste papel.
Eles estiveram conosco desde sempre. Dedicaram suas vidas para que nós pudéssemos nos desenvolver em todos os aspectos. Nos ouviram nas épocas mais dolorosas de nossas vidas. Ter pais amigos que compartilham momentos e experiências ainda pode ser mais doloroso.
Quem vai parar para nos ouvir? Quem vai estar do nosso lado quando precisarmos? Quem vai nos abraçar e nos fazer carinho?
Pai (Fábio Jr.)
É a expressão de sermos todos um porque os filhos são como nossa própria carne. São a expressão da nossa divindade no aspecto da criação, do nosso maior legado para este mundo.
E por mais que o filho faça, depois de educados e crescidos, os pais sempre o amarão. Isto é amor incondicional.
Tears In Heaven (Eric Clapton)
Não quero questionar aqui as crenças de cada um. Se acreditam ou não em reencarnação, há quem encontre maneira de se reconfortar de alguma forma, mesmo que a pessoa que partiu não seja lá uma das melhores almas que passaram pela Terra.
Para aqueles que acreditam na reencarnação, mesmo os que não puderam ser melhores e foram pessoas tóxicas, podem ainda melhorar e podem se livrar do sofrimento de alguma maneira.
Para alguns, a comunicação com quem já foi pode trazer mais conforto. Esta era uma das missões de Chico Xavier e de tantos outros médiuns. Em particular, o filme “As Mães de Chico Xavier” fala sobre as tantas mães que perderam seus filhos que foram confortadas por ele.
É por isto que é importante rezar por quem parte. Rezar com todo o coração.
A dor da perda piora se em vida brigamos sem nos reatarmos ou se temos mágoas e situações mal resolvidas com quem fez a passagem. A sensação é a de que não mais veremos a pessoa, como se ela estivesse distante e como se não fôssemos nos encontrar depois.
O luto pode ser uma causa real de adoecimento. Há pessoas que não vivem o luto, não choram e depois adoecem dos rins e de outras formas.
Site: Planeta Azul Índigo: Como Lidar Com o Luto