UAYEB (Período de 5 dias)
Originalmente, através do calendário Haab, os antigos maias mediam um ano solar de 365 dias através de um sistema bastante curioso. Sua contagem era baseada em 18 ciclos (que podemos considerar como meses) de 20 dias, totalizando 360, e mais um período adicional de 5 dias “sem nome”, o Uayeb.
Para os maias, este período era marcado por diversas tradições e rituais, sendo comuns práticas como o jejum e sacrifícios destinados às divindades. Como mestres equacionais do tempo, eles consideravam o Uayeb como um período de preparo para o ano seguinte, de extremo significado matemático e espiritual.
Nos dias atuais, o conhecimento da Lei do Tempo utiliza como como base o Calendário das 13 Luas de 28 dias, que possuem também dentro de si o sistema Haab e, consequentemente, os cinco dias de encerramento, que correspondem do dia 25 ao dia 28 da 13ª Lua, mais o Dia Fora do Tempo. No calendário gregoriano, estas datas estão sincronizadas com os dias 21 a 25 de julho.
É o período de purificação que antecede o novo ano do Calendário das 13 Luas de 28 dias. Consiste em cerimónias de fogo especificas para o nascer e pôr do sol e rituais de purificação sagrados. Este tempo é usado para uma profunda reflexão nas bençãos obtidas.
Durante este período é bom fazer-se um pequeno ritual de limpeza e purificação e queimar incensos.
Primeiro Dia (21 de julho)
Escreva uma lista do que deseja conseguir no novo ciclo HAAB (novo ano). Seja claro, objectivo e minucioso. É um processo pessoal, só você e a sua energia devem estar presentes nessa visualização de cinco dias.
Segundo Dia (22 de julho)
Leia a lista, faça uma reflexão considerando os prováveis obstáculos ou desafios para a manifestação destas metas. Pergunte-se porque deseja estas coisas. É muito importante entender os motivos dos seus desejos. Se não forem para o bem maior, talvez deva repensar. Tenha cuidado, pois consegue tudo o que pede.
Terceiro Dia (23 de julho)
Proponha uma estratégia para iniciar o processo de manifestação. A energia só se manifesta no físico quando nos movemos. Crie um plano mediante o qual participa da criação. Envolva-se visualizando. Descubra coisas para fazer que o ajudem a ir de encontro a cada objectivo.
Quarto Dia (24 de julho)
Estabeleça linhas de tempo flexíveis para a forma como deseja criar a visão. Lembre-se que tem 365 dias para poder trabalhar. Seja razoável. Embora a manifestação leve menos tempo hoje em dia, lembre-se que ainda não estamos na época da manifestação instantânea. Vá com calma, seja tolerante consigo próprio.
Quinto Dia (25 de julho) – Dia Fora do Tempo
Este dia é o do comprometimento. Leia com atenção o que escreveu, como sendo uma visão do seu futuro para os próximos 365 dias. Decida que o seu futuro será assim. Talvez queira fazer uma cerimónia particular para ancorar a energia da sua visualização. Guarde o que escreveu num envelope especial, lacre e coloque-o num local sagrado, onde ficará até ao Uayeb. Recolha-se medite ou celebre.
Dia Fora do Tempo
Dia do Pedão Universal e do Amor
Celebração do “Tempo é Arte”
Um dia para reciclar, recomeçar e recarregar energias, libertar o que não é necessário e agradecer por tudo o que recebemos.
Agradeço pelas indicações
Me esqueci de comemorar a passagem para o Ano Novo Maya
Muito importante